Iniciou no passado domingo mais uma época desportiva em termos da maior competição desportiva da A. F. Beja. Durante 26 jornadas vão entrar 15 equipas em campo para tentar obter a melhor classificação e performance possível.
Sim 15, pois a juntar às 14 equipas, temos a equipa dos árbitros! Também nós estávamos sedentos e saudosos de jogos, a fome de bola já apertava em grande medida.
Ano após ano a arbitragem rejuvenesce. Novos valores sobem à 1ª Categoria Distrital e tentam ganhar o seu espaço de afirmação. E todas as épocas também na arbitragem há os candidatos naturais, mas também surgem os outsiders, a correr por fora, e à espera de uma escorregadela de quem vai na dianteira. É assim o nosso mundo, afinal tão diferente mas igual a toda a competição desportiva. Todos queremos ser os primeiros.
Os árbitros estão conscientes da sua responsabilidade, e sabem perfeitamente que para atingir um objectivo, tem que trabalhar muito. Não chega treinar, tem que se estudar, preparar psicologicamente e claro está ter a estrelinha da sorte. A nossa formação de hoje é muito melhor, temos que ser melhores do que já fomos, o nível tem que subir.
Sei que pedir aos treinadores e dirigentes das equipas para que não se preocupem em demasia com os árbitros e nomeações, é pedir demasiado, mas ainda assim tento sensibilizar nesse sentido. É necessário acreditar na idoneidade do sector, dar-lhe tranquilidade, evitar pressões.
Erros vão existir hoje e sempre, é um mal necessário. Preparem-se para serem beneficiados e admitir, e ser penalizados e não explodir.
E quando chegarmos a meados de Maio estarão encontrados os verdadeiros campeões, os que a classificação ditar e principalmente todos os outros que tenham conseguido manter uma postura positiva de fair play!
Contem com o sector da arbitragem empenhado em estar ao nível da competição
Sem comentários:
Enviar um comentário