quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Depressão Lusitana!

Portugal e Espanha, embora juntos eternamente no plano físico nesta bela Península Ibérica, nunca se perfilaram com as mesmas características de atitude, de dinâmica, de viver.
Nós cultivamos a saudade, cantamos o fado, vamos rezar a Fátima, somos uns pessimistas e coitadinhos que estamos sempre a dizer mal de nós próprios, sempre com a confiança em baixo, enfim...
Eles bailam, pulam, cantam "Viva La España, España es la mejor!", traduzem tudo, são nacionalistas, andam de cabeça levantada, estão sempre um passo à nossa frente exactamente pela sua alegria!
Volto agora depois de 8 dias e 7 noites de "vacaciones" na terra de nuestros hermanos. Pelo segundo verão consecutivo. E que bem!
Saudades...não tinha. Tenho agora mas dos dias que lá passei.
Praias como Valdelagrana, Conil ou Chipiona. Discotecas como "La Pontona" em Puerto de Santa Maria ou"Pantalán" em Puerto Sherry minimizam o que o Algarve tem de melhor.
E a forma como o turista é recebido no sul de Espanha... de braços bem abertos. Com simpatia, altivez, de sorriso. E se há coisa que contagia é quando existe um bom relacionamento humano.
Volto a afirmar que me sinto mais querido e bem recebido pelos espanhóis do que no sul de portugal, onde qualquer dia sou obrigado a falar inglês ou pelo menos percebê-lo bem, até para escolher um simples menu num restaurante.
Trago comigo las ganas de vivir e voy siguindo esperando hasta al año que vien para volver a ser feliz en España!

Sem comentários: