sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Há vida depois da ressaca

Cabeça a latejar? Quarto a andar à roda? Pouca sensibilidade a barulhos? Saiba como sobreviver ao pós-reveillon

Ultrapassar uma passagem de ano nunca é fácil. Já deve conhecer os sintomas: acordar tarde no dia seguinte, a cabeça a latejar, a boca seca, o quarto a rodopiar ligeiramente, o estômago embrulhado, os ouvidos sensíveis a barulhos mais agudos, e aquela sensação de "quem sou eu? Onde estou? O que faço aqui?". Aos poucos vai recuperando a memória e, com isso, o arrependimento. Jura que nunca mais vai voltar a beber tanto na vida. Pois. Mas agora é tarde. Vai ter mesmo de sobreviver a mais uma ressaca. Nós ajudamos.

Despertar: Depois de uma noite de copos prolongada não se pode pedir a ninguém que ponha o despertador a tocar logo pela fresquinha. O que é uma pena. É que quanto mais dormir, mais vai adensar a sensação de corpo pesado e cabeça a explodir. Assim sendo, tente saltar da cama a uma hora razoável. Meio-dia, vá. O mais natural é que lhe apeteça sair dos lençóis directamente para o sofá e ficar ali o dia todo, a consumir lixo televisivo. Erro dos grandes. Ficar vidrado num ecrã, seja da televisão ou do computador, é má ideia. Os olhos não estão prontos para receber toda essa luminosidade artificial. Por isso tome um duche revigorante (termine com água gelada, para despertar de vez) e vá para a rua. Ah, antes disso beba um grande copo de água, e vá repetindo ao longo do dia.

13h00: Está na hora de enfiar alguma coisa sólida no estômago. É provável que a simples menção à palavra comida o deixe enjoado, mas tem de fazer um esforço. Quanto mais depressa expulsar o álcool do sangue, melhor, e comer ajuda. Sobretudo coisas ricas em açúcar e em gordura. O McDonald's é sempre uma boa opção. Despache dois cheeseburgers e ponha-se a mexer. Se não conseguir mesmo, tem sempre alternativas mais light, como as massas e saladas do Go Natural.
14h30: Depois do brunch, nada como um café para retemperar energias.
16h00: Findo o café, e porque o estômago já pede mais qualquer coisa, vai saber-lhe bem uns biscoitos com chá.
18h00: Antes de regressar a casa, porque não entregar o corpo a uma massagem?
21h00: Antes de ir dormir não se esqueça de beber mais um copo de água. Vai acordar como novo.
Leia mais em www.ionline.pt

Sem comentários: