quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Dietas milagrosas e desporto

Numa altura em que sensivelmente estamos a atravessar o clímax do Verão lembrei-me de tocar num assunto mais que badalado do nosso dia a dia - as dietas!
Quando em Março os dias se tornam maiores, o clima fica mais ameno e o verão se aproxima a passos largos eis que toda a minha gente se lembra de querer estar em forma. Ou melhor, perder a forma redonda.
Nessa altura reaparecem os hábitos sazonais da prática desportiva, a simples caminhada para muita gente. Outros reduzem as quantidades à mesa, procuram dietistas ou recorrem a medicamentos com publicidade agradável mas enganosa de perda de peso quase imediato.
Meus caros o melhor mesmo é praticar desporto. Sempre! Todo o ano e toda a vida.
Tenho vários amigos/as com vinte e alguns anos que se forem contar as vezes que fizeram desporto desde a última aula de Educação Física no Secundário, nem precisam dos dedos das duas mãos. E nem são casos raros!
Óptimo mesmo, ideal diria, é manter uma rotina desportiva. Um ritual. Uma necessidade. Uma educação desportiva. Existir um equilíbrio entre a energia consumida e gasta... Fácil! Quando não é gasta, traduz-se em peso a mais, pneus, estrias, celulite, etc.
Ah e para quem diz que não gosta de praticar desporto, então procure uma modalidade que lhe dê algum prazer, há tantas! Pois sem motivação nada feito.
Divirtam-se!

2 comentários:

Célia palma disse...

Tens razão Dinis, dietas rápidas não levam a lado nenhum. É também a minha luta sensibilizar as pessoas a reeducarem o seu estilo de vida, praticarem desporto e comer saudável em vez de passar fome !

Dinis Gorjão disse...

"Reeducarem o seu estilo de vida" ora aí está a chave do sucesso!