quinta-feira, 20 de agosto de 2009

No tempo da outra senhora era assim...

A maior parte de nós não teve oportunidade de viver nos tempos do Senhor Salazar onde a vida, dita ... dura, era completamente diferente do que é hoje.
Portugal era um país fechado em si mesmo e nas colónias. Ficámos muitos anos aquém do desenvolvimento que se pretendia razoável, e com toda a certeza que ainda hoje pagamos essa factura, continuamos e continuaremos mais alguns anos na cauda da Europa (já não bastava estarmos cá na ponta).
Contudo algo de bom sobrou das lembranças do tal Senhor Salazar, numa recente votação da RTP (em 2007 me parece) para a figura portuguesa do século, quem ganhou? Pois, ganhou o ditador e estadista.

Vou ser sincero, nutro uma especial admiração por todos os ditadores. Não pelo que efectivamente fizeram, mas pela forma como o conseguiram. Eram todos de facto pessoas extremamente inteligentes, ambiciosas, estrategas, manipuladoras e dotados de uma mente fabulosa para montar planos de controle. Adolf Hitler em criança já planeava um dia vir a dominar o mundo... o que é impressionante é que mais um pouco e conseguia.

Sem comentários: