segunda-feira, 25 de outubro de 2010

7ª Crónica - Já começou o distritalão

Iniciou no passado domingo mais uma época desportiva em termos da maior competição desportiva da A. F. Beja. Durante 26 jornadas vão entrar 15 equipas em campo para tentar obter a melhor classificação e performance possível.
Sim 15, pois a juntar às 14 equipas, temos a equipa dos árbitros! Também nós estávamos sedentos e saudosos de jogos, a fome de bola já apertava em grande medida.
Ano após ano a arbitragem rejuvenesce. Novos valores sobem à 1ª Categoria Distrital e tentam ganhar o seu espaço de afirmação. E todas as épocas também na arbitragem há os candidatos naturais, mas também surgem os outsiders, a correr por fora, e à espera de uma escorregadela de quem vai na dianteira. É assim o nosso mundo, afinal tão diferente mas igual a toda a competição desportiva. Todos queremos ser os primeiros.
Os árbitros estão conscientes da sua responsabilidade, e sabem perfeitamente que para atingir um objectivo, tem que trabalhar muito. Não chega treinar, tem que se estudar, preparar psicologicamente e claro está ter a estrelinha da sorte. A nossa formação de hoje é muito melhor, temos que ser melhores do que já fomos, o nível tem que subir.
Sei que pedir aos treinadores e dirigentes das equipas para que não se preocupem em demasia com os árbitros e nomeações, é pedir demasiado, mas ainda assim tento sensibilizar nesse sentido. É necessário acreditar na idoneidade do sector, dar-lhe tranquilidade, evitar pressões.
Erros vão existir hoje e sempre, é um mal necessário. Preparem-se para serem beneficiados e admitir, e ser penalizados e não explodir.
E quando chegarmos a meados de Maio estarão encontrados os verdadeiros campeões, os que a classificação ditar e principalmente todos os outros que tenham conseguido manter uma postura positiva de fair play!
Contem com o sector da arbitragem empenhado em estar ao nível da competição

Sem comentários: