segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Crónica de Arbitragem: "Alguém sonha ser árbitro?"


Ao pensar em temas possíveis para iniciar esta crónica reflicto sobre que razões poderão levar alguém mentalmente são a aderir à arbitragem? Será que as pessoas não estão informadas das polémicas que ocorrem todas as semanas em todo o mundo? Será que não sabem que os árbitros quando iniciam a sua carreira nos distritais tem prémios de jogo que são insignificantes? Será que sabem realmente o que é ser árbitro? Sabem! E mesmo assim ainda vão havendo alguns malucos que insistem em querer ser árbitros.

Árbitro de Futebol ... poderia ser "apenas" mais uma actividade normal e rotineira se não mexesse com uma paixão Mundial... O Futebol! Precisamente o desporto rei. Quem nunca foi a um estádio para ver um jogo, e, injuriou o Árbitro, mesmo sabendo que talvez ele estava correcto na sua decisão? Polémica ou não, a presença do juiz de futebol é necessária ... ouso dizer que graças a presença desta ilustre personagem ... quem vai ao estádio de futebol acaba fazendo uma verdadeira catarse, a sua alma fica mais leve, é verdadeiramente terapêutico. Chamar nomes a um árbitro liberta o stress da semana.

Árbitro de futebol, esse ser que um dia só usava preto e hoje vemos de todas as cores, traz uma certa magia, a começar quando pisa o relvado, é o primeiro a entrar no palco sagrado, e nesse momento logo recebe as primeiras manifestações, os primeiros "elogios", isso sem eles sequer darem um único sopro no apito ou levantar a bandeira...que sina...talvez no íntimo carreguem a certeza que esta sua ocupação tem uma certa missão especial...Talvez!

Alguém consegue imaginar uma partida de futebol sem o apito do Juiz? Não!

Por tudo isto e muito mais quero dizer que apesar de tudo vale a pena ser árbitro de futebol. Para quem gosta deste desporto, poder sentir a adrenalina que é a direcção e gestão do jogo, sentir a pressão de ter que decidir, ser posto à prova. Experimentem. Amado ou odiado, viva o Árbitro de Futebol

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Cartaz Festa da Tomina

Mais uma edição da secular Festa da Tomina.

Santo Aleixo da Restauração, a minha aldeia, fica a 83 km de Beja e garanto-vos que vale a pena comparecerem a estas festas.

:D

Cliquem na foto

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Mais um Verão no sul de Espanha!

Eu, Angelito, Bruno, Luis e Hugo
Mais um Verão Passado no sul de Espanha!
Já é uma tradição fugir ao algarve. Não estou a ser um bom português em ir deixar as minhas economias no país do lado, mas o algarve por várias razões tem ficado sempre para 2ª opção.
Primeiro porque está cada vez mais caro, depois porque está cheio de gente, e por todo o lado encontramos pessoas conhecidas, e se há coisas que me deixam fora de mim é só ver ementas em inglês! Sinto-me já melhor acolhido em Cádiz do que em Albufeira! É uma triste realidade.
Em 2008 começámos por desbravar Cádiz e Puerto de Santa Maria. Em 2009 acrescentámos Jerez de La Frontera, Puerto Sherry, a praia de Valdelagrana, etc. Agora em 2010 passámos 5 dias nestas zonas atrás indicadas e mais 5 dias à descoberta de... Málaga, Marbella, Torremolinos, Puerto Banús e etc.
Nem queiram saber as diferenças.
De Beja a Málaga por exemplo são 4 horas de viagem. É uma distância que compensa.
Conhecer discotecas como Funky Budha em Puerto Banús é mesmo outro nível.
Aconselho a todos partirem à descoberta de locais diferentes. Outras praias, outras gastronomias, outro tipo de noite, outra língua, conhecer novas pessoas, crescer culturalmente.
Ir sempre de férias para o mesmo sítio, tipo sempre algarve ou sempre costa alentejana, é como a rotina profissional! Não pode ser.
Na última foto da esquerda estou com o Bruno com quem fiz o hat-trick.
Recordo então que em 2008 fui com o Bruno, Xina e Bob.
Em 2009 fui com o Bruno e Angél.
Em 2010 fui com o Bruno, Angél, Luís Diogo e Hugo Vieira.
:D

Muitas outras estórias haveria a contar sobre estes 3 verões, essencialmente sobre o último em que a memória está mais fresca, no entanto essas ficam para contar pessoalmente a quem estiver interessado.

Aventurem-se!

Uma nova época começa ..

Estou desde hoje, 18 de Agosto a participar semanalmente no blog http://desportoembeja.blogspot.com/ com uma crónica sobre arbitragem. Aqui fica a primeira!

"Numa altura em que o verão ainda vai no adro e os dias de calor teimam em incomodar-nos mais uma época desportiva está já em perspectiva. Demorará pouco para que as fases de pré-época das equipas de futebol iniciem e sirvam para aprumar a sua forma física, limem as vertentes técnico-tácticas e preparem os próximos sete/oito meses de competição com especial afinco.
Quanto à estrutura da arbitragem não se pode falar propriamente num defeso recheado de contratações ou reforços de plantel, nada disso, mas de Maio a Outubro, um período imensamente grande -- que marca o fim e o início de uma nova época desportiva, muitas novidades surgem e muitas ambições se renovam.
O sector mais individual do futebol, o dos árbitros, caracteriza-se por aspirações e objectivos traçados a curto prazo ou especificamente falando -- no lugar da pauta classificativa do fim da época, reguladora e indicadora do futuro imediato da carreira de cada um, e assim época após época contrastando com meia dúzia de felizes, há sempre todo um conjunto de situações menos conseguidas que resultam naturalmente numa frustração e reestruturação de metas.
O período que medeia o fim da última época desportiva na AFBeja e o início da próxima é nada mais nada menos que 140 dias e por esta altura todos os árbitros do distrital estarão mais do que desejosos de jogos a sério no intuito de protagonizaram temporada conseguida e eficiente e se redimirem do que sucedeu anteriormente.
Socialmente corre a ideia que vitória e derrota são conceitos que nada dizem aos árbitros. Todavia eles existem, embora de forma diferente. Um árbitro vence quando trabalha bem, quando se empenha, quando arbitra bem e simultaneamente esse bom desempenho é-lhe reconhecido por uma nota condizente com o labor desenvolvido.
Um árbitro vence quando obtêm boas notas em testes escritos ou bons tempos nas provas físicas. E um árbitro vence essencialmente quando no fim da época olha para o quadro classificativo e atingiu aquilo a que se propôs. Quando assim não é um árbitro não vence, sente-se prostrado e extenuado. E pior ainda é porque a temporada terminou e demorará 4 meses a reiniciar-se, sendo que não há fim de semana seguinte com jogo para provar o seu valor.
No entanto tudo se renova e é mutável.
Com uma nova época à porta os árbitros estão paralelamente cheios de energia e sedentos do seu começo.
E quem tem acompanhado o futebol distrital na última década concerteza reparou no rejuvenescimento acentuado do sector. A imagem generalizada do árbitro «quarentão de barriga» extinguiu-se e a rapaziada que por aí se observa tem em média pouco mais vinte anos. O que lhe falta em experiência sobra em vontade. O traquejo necessário advirá da prática.
Posto isto resta desejar que 2010/2011 possa decorrer da melhor forma possível para todos os árbitros, sendo que no fim nem todos vão poder cantar vitória, pois o triunfo estará destinado para o melhor. Assim acontece e assim se espera.
Aproveitem as restantes semanas para se preprarar da melhor forma quer fisica, quer teoricamente."

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Casamento do meu amigo Daniel!

Vejam esta foto!
Salvo erro é de 2002! Longíquo ano.
Refere-se ao meu jogo de estreia como árbitro no escalão de juniores. Enfim, isso pouco interessa.
Ao meu lado direito está o Jaime Vieira, o grande, que é uma das minhas grandes influências na arbitragem, "Il Padrino".
Ao meu lado esquerdo o grande amigo de infância Daniel Lança. Vizinho do lado, também foi colega de turma no secundário, conhecemo-nos desde os meus 10 anos! Muito tempo.
Jogámos a bola juntos na rua e federados, fizemos traquinices várias, iamos roubar melão, andar de biciclete, até construimos uma casa árvore, tanta coisa que eu, ele e outros lá do bairro fizémos, tanta estória para recordar!

O que é certo é que ele agora vai casar! Já vai casar! Encontrou a mulher da vida dele e assim seja.
E eu fui surpreendido há uns meses atrás por ele com um convite para ser padrinho. Que honra :D
Aceitei claro! e lá vai o "FM" casar já dia 28 de Agosto, que será sem dúvida um dia de grande festa!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Provas de Início de Época Ultrapassadas!

Estive neste fim de semana, desde 6ª Feira até domingo no Hotel Amazónia em Queijas nas provas de início de época da FPF.
Por a contenda se ter iníciado numa 6ª Feira dia 13 nada quis dizer, porque no final ninguém foi bafejado pelo azar, ficámos todos aptos em beleza! :D
Foi um fim de semana bom, convivi de perto com mais de 50 árbitros, alguns deles com grande carreira de orgulho e com passagens pela 1ª Categoria como José Godinho, António Taia ou Nuno Afonso. Para além destes outros nomes com carreiras de anos a fio nos nacionais como José Albino, Joaquim Lamarosa, José Figueiredo ou Armando Branco.
Paralelamente a esta minoria de pessoas com grande passado juntam-se dezenas à procura de um futuro, entre as quais eu claro.
Para já a época começou da melhor maneira, saí no domingo com espírito de dever cumprido e cheio de confiança para começar a arbitrar. Estou mais maduro, mais convicto que só com trabalho é que as coisas se conseguem e no que depender de mim vou dar tudo o que tenho para no fim da época poder ficar satisfeito.