segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A preto e branco

Dizem os liberais que o amor não devem conhecer barreiras linguísticas, de credo, cor ou raça. Literalmente!

Ao olhar sobre uma sociedade de conflitos rácicos e sociais evidentes que teimam em perdurar no tempo, será que a geração actual olha já de um modo diferente relativamente ao modo como os nossos avóse bisavós olhavam?

Talvez não. Contudo detemos agora uma capacidade extrema para evitar os traços demagógicos que o tema do amor interracial poderia suscitar.
É ou não é?

domingo, 30 de agosto de 2009

O perú sabichão

O peru estava a falar com o touro:
- Não tenho força. Gostava de ser capaz de chegar ao topo daquela árvore. - suspirou o peru.
- Ora, porque não comes um pouco do meu esterco? Ele tem muitos nutrientes. - replicou o touro.
O peru bicou um pedaço de esterco e verificou que realmente isso lhe dava a força necessária para chegar ao primeiro galho da árvore. No dia seguinte, depois de comer mais uns bons nacos de esterco ele chegou ao segundo galho.
Finalmente, depois de duas semanas a comer esterco do boi, do búfalo, da zebra, etc, ele estava orgulhosamente empoleirado no alto da árvore. Imediatamente foi visto por um fazendeiro que lhe disparou.
Moral da historia: Qualquer merda te pode levar ao topo, mas não te manterá lá.

sábado, 29 de agosto de 2009

Quando deixamos a porta aberta

Quando projectamos o nosso futuro tentamos desenhar e definir os próximos passos da nossa vida, pensando que é assim que vamos conseguir alinhar as nossas tortas linhas.
Pensamos num melhor futuro profissional, dando primazia a um trabalho/emprego que se ganhe um bom ordenado, que permita ter uma boa vida e por aí...
Dissertamos mentalmente acerca da conjectura familiar. Do círculo de amigos. Dos hobbies, etc.
E ... quando a nostalgia bate também pensamos no que foi e no que será a nossa vida amorosa.
Reflecte-se acerca do passado e fazemos contas ao que nos escorregou por entre os dedos como um punhado de areia.
Investimos tempo e dedicação em pessoas que depois se perde. O relógio do tempo não pára nem tão pouco se recupera, nunca mais volta.
Vamos caminhando e fechando as portas atrás de nós e só de quando em vez equacionamos a possibilidade de as voltar a reabrir, ou tentar. Porque das pessoas guardamos lembranças, recordações. E as relações criam laços, raízes e hábitos, difíceis de esquecer ou apagar.

É assim o jogo da vida. Íngreme, difícil, estonteante, imprevisível, dolorosa e também deliciosa.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Nova música no blog

6ª Feira e música nova.
Deliciem-se com Phil Collins a cantar "Against All Odds (Take A Look At Me Now)" ao vivo no Estádio de Wembley em Londres a 13 de Julho de 1985 (5 dias antes de eu nascer).
Nem há palavras para descrever uma música assim não é?
É só clicar no vídeo aqui à vossa direita.

Festa da tomina

É hoje!
Pois é, é mesmo :D
É hoje o dia em que todos os caminhos vão dar a ... Santo Aleixo da Restauração e às famosas Festas da Tomina.



Carolina Patrocínio mandatária do PS

Carolina Patrocínio, mandatária do PS para a juventude, só come cerejas e uvas quando são descascadas pela empregada. É este o trunfo dó primeiro ministro para a maioria absoluta?

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O manipulador

Fotos de Jill Greenberg - The Manipulator.
Consulte a sua excelente obra fotográfica em http://www.manipulator.com/

Sorrisos

Dizer que a vida são
só sorrisos
são enganos, são mitos.
É mentira verdadeira
do hoje e do amanhã.
São discursos ditos,
é burla useira e vezeira.
Ouvimos e acreditamos
quando somos crianças,
opinião que mudamos
quando crescemos
e ocorrem mudanças.
Todavia...
existe coisa mais bela?
Que acordar...
pensar, agir,
abrir uma janela
e ... sorrir!
Dinis Gorjão
27/08/2009

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

É merda mesmo!

Um certo dia houve tanto frio que um passarinho congelou e caiu da árvore em que estava abaixo. Ao fim de algum tempo passou uma vaca. A vaca olhou para o passarinho congelado, dá dois passos em frente, pára e caga mesmo em cima do passarinho, deixando-o apenas com a cabeça de fora. O passarinho ficou muito enojado, mas como a merda estava quente, começou a aquecer e a descongelar. Ao fim de mais algum tempo o passarinho, sentindo-se já confortável, começou a cantar. Um gato que ia a passar ouviu o canto do passarinho a sair do pedaço de merda, foi até lá, viu o passarinho e... comeu!

Moral da história: Nem sempre quem te caga em cima te quer mal, nem sempre quem te tira da merda te quer bem e, sempre que te sentires confortável, mesmo que estejas na merda... bico calado!

Sinais da crise...

Bmw é outro luxo!

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Caranguejos Portugueses

Um pescador de caranguejos nunca tapava o balde em que colocava os caranguejos que ia apanhando. Um dia alguém lhe perguntou:
- Porque não tapas o balde onde tens os caranguejos? Não tens medo que fujam?
Ao que o pescador calmamente respondeu:
- Não é preciso... São caranguejos portugueses, quando um tenta subir os outros imediatamente o puxam para baixo!'

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Vai um abraço?


Quem me conhece sabe o que eu gosto de abracinhos grátis!

Os dados da vida

Aqui estou eu às tantas da madrugada e sem sono, porque o sono esse fiel companheiro já eu aprendi a controlar e espantar quando é necessário.
A motivação ou inspiração para escrever umas linhas não aparece todos os dias, e às vezes o tal click pode aparecer do nada.
Neste caso surgiu ao ver esta imagem dos dois dados, que simbolicamente poderiam sugerir falta de sorte pois juntos somam a menor pontuação possível. Há momentos assim, pura falta de sorte... ou azar. É indiferente.
O jogo da vida assemelha-se muitas vezes ao simples acto de jogar ao ar dois dados e esperar para ver o que acontece.
A cada capítulo que atravessamos podemos ser bafejados por boas ocorrências e lembrá-las ou por más fases e não esquecê-las, o que pode parecer a mesma coisa mas nem é. De qualquer forma quando se tem azar e esse azar resulta numa mudança ou rotura então fechou-se uma porta e abriu-se uma janela, uma oportunidade ou esperança.
São essas confrontações que temos constantemente que dão sentido ao nosso percurso, e o que muitas vezes nos passa ao lado ou menorizamos é que uma nossa pequena decisão sobre algo pode mudar muita coisa, ou estar no sítio certo na hora exacta também.
E porque o amanhã não se sabe jogue bem! Jogue os dados da sua vida com convicção pois estará sempre a escrever o seu destino na primeira pessoa.

Cada pessoa é única

Alçapão

Essa porta que eu insisto
em abrir no soalho
e reabro como quem espera
não voltar, e minto
se disser que não me encolho
quando vejo bera
essa figura de más sensações
de frias recordações.
Mas logo por sorte
eu tenho uma forte
convicção...
de que um dia
por alegria
eu fecho para sempre
a porta do meu alçapão.
Dinis Gorjão
23/08/2009

domingo, 23 de agosto de 2009

Curiosidades

  • 41 - O tamanho do primeiro pé que pisou a Lua.
  • 1498 - Data do aparecimento da primeira escova de dentes na China. No entanto a escova era feita de pelos de porco, mas mais tarde foram substituídos por pelos de cavalo. Só em 1938 se inventaram as escovas de nylon que usamos hoje em dia.
  • 1879 - Data da inauguração do primeiro supermercado. Os carrinhos de supermercado só apareceram em 1937.
  • 175 dias - Era o tempo que uma pessoa a correr sem parar (9,5 Km/h) demoraria a dar uma volta à Terra. Uma volta ao redor da Terra tem 39.840 Km. Na circunferência de Júpiter, essa mesma tarefa levaria 1.935 dias ou mais de 5 anos.
  • 12.756 Km - O diâmetro da Terra à volta do Equador. De pólo a pólo, o diâmetro é de 12.713 Km.

sábado, 22 de agosto de 2009

Derrocada na praia da Maria Luísa - Albufeira

Conferir notícia aqui.
Ninguém conseguiu ficar indiferente a tamanha desgraça que sucedeu em tão bonita praia no nosso Algarve.
A foto que aqui coloco à esquerda foi tirada a 2 metros do local onde a falésia cedeu, 14 dias antes. E também naquele dia aquele recôndito espaço, entre as falésias, estava completamente lotado. Já não houve lugar para estender a toalha, apenas para passar e tirar umas fotos. Também eu vi a placa a sinalizar o perigo, mas fui mais um a ignorá-la, porque pensamos sempre que nunca acontece ou que acontece aos outros.
Consultando agora as estatísticas vejo que em média há 12 desmoronamentos anuais... facto suficiente para nos alertar para a possibilidade de algo acontecer e precaver.
Triste notícia, fatídica história.

O que os maus chefes nos podem fazer!

Quantas vezes ouvimos amigos queixarem-se do chefe?
Leiam com atenção...

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Tenho...

de voltar a ser criança!
Era tão bom... brincar todo o dia. Jogar à bola na rua com os amigos, jogar às cartas, andar de bicicleta, testar a pontaria com fisgas e imaginar o futuro longíquo cheio de felicidade total sem quaisquer preocupações.
Era tão boa essa ingenuidade.

Cabo Sardão

Um sítio a visitar.
Cabo Sardão, para os distraídos, fica no alentejo! Junto à aldeia do Cavaleiro, entre Almograve e a Zambujeira do Mar. Quem vai de Beja, uma hora de carro e está lá.
Um anfiteatro para observar a natureza, um local encantador com uma vista espectacular. Recomendo que vejam lá um pôr do sol sozinhos ou acompanhados. É um excelente tónico de energia que não deixa ninguém indiferente.
Entalado» entre Almograve e a Zambujeira do Mar fica o ponto mais ocidental da costa alentejana. Guardado por um farol, sentinela do Cabo Sardão, este é um lugar de reconciliação absoluta com a paisagem terrestre e marítima."
Aventurem-se, vão lá e não esqueçam os binóculos!
Saibam mais aqui e aqui.

Diogo Morgado "estrela em ascensão"

Diogo Morgado vai participar no filme “Mary, Mother Of Christ”, de James Foley. O elenco conta com nomes como Al Pacino, Peter O’Toole e Julia Ormond.
Foley, o realizador de filmes como “À Queima-Roupa”, “O Sucesso a qualquer preço” e de videoclips para Madonna, contou ao “Hollywood Reporter” que Diogo Morgado apareceu já no final do “casting”. “Vimos muitos jovens actores e alguns deles era notáveis. Achávamos que tínhamos terminado a nossa busca quando nos chegou às mãos uma gravação com este rapaz incrível. Uma estrela em ascensão entrou na sala e eu soube que tínhamos encontrado o actor certo”, disse Foley. Leiam todo o artigo aqui.
Quem diria que o nosso Diogo Morgado atingiria tal patamar?

Vi hoje os Dazkarieh em Beja

Dazkarieh. Pude hoje vê-los ao vivo em Beja há pouco no Parque da Cidade.
Excelente banda, tocam música tendo como inspiração várias culturas do mundo, com vários instrumentos musicais como gaita-de-foles, adufe, pandeireta, bandolim, cavaquinho, sanfona, gaitas-de-foles, flauta.
Curioso fui procurar o significado de Dazkarieh. E aqui encontrei o seguinte: "Segundo o texto que acompanha o disco, é uma 'palavra mágica de origem praticamente desconhecida. Talvez signifique o arrebatar de energias que se dá quando vários mundos, essências e influências se tocam, capaz de nos fazer fluir por momentos intimistas e outros de grande expansividade".
Vejam mais em http://www.dazkarieh.com/ e procurem-nos no youtube.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Som

Já o blog tem música e tudo!
Em cada semana um som diferente. Quem quiser ouvir é só clicar no play.
Carlos Baute & Marta Sánchez - Colgando En Tus Manos é a 1ª.

Como o tempo passa...

A vida leva-nos muitas vezes
para caminhos incertos
planos e mais planos
e nenhum é certo.
Impressionante ... como o tempo passa.

Nem tudo se afigura
tal e qual pensámos que seria
olhamos para trás...
e sentimos uma amargura.
E vejam ... como o tempo passa.

Ora com velocidade estonteante
ora em andamento de cruzeiro
andamos como um peão andante
caem migalhas, mas fico inteiro.
Reparem ... como o tempo passa...

A vida tem um ritmo louco
Em pouco e muito sabe a pouco
não pára de freneticamente correr
vai-nos sempre moldando o ser.
E é duro ... como o tempo passa...
Dinis Gorjão
19/08/2009

Os "ses" do trabalhador

Dietas milagrosas e desporto

Numa altura em que sensivelmente estamos a atravessar o clímax do Verão lembrei-me de tocar num assunto mais que badalado do nosso dia a dia - as dietas!
Quando em Março os dias se tornam maiores, o clima fica mais ameno e o verão se aproxima a passos largos eis que toda a minha gente se lembra de querer estar em forma. Ou melhor, perder a forma redonda.
Nessa altura reaparecem os hábitos sazonais da prática desportiva, a simples caminhada para muita gente. Outros reduzem as quantidades à mesa, procuram dietistas ou recorrem a medicamentos com publicidade agradável mas enganosa de perda de peso quase imediato.
Meus caros o melhor mesmo é praticar desporto. Sempre! Todo o ano e toda a vida.
Tenho vários amigos/as com vinte e alguns anos que se forem contar as vezes que fizeram desporto desde a última aula de Educação Física no Secundário, nem precisam dos dedos das duas mãos. E nem são casos raros!
Óptimo mesmo, ideal diria, é manter uma rotina desportiva. Um ritual. Uma necessidade. Uma educação desportiva. Existir um equilíbrio entre a energia consumida e gasta... Fácil! Quando não é gasta, traduz-se em peso a mais, pneus, estrias, celulite, etc.
Ah e para quem diz que não gosta de praticar desporto, então procure uma modalidade que lhe dê algum prazer, há tantas! Pois sem motivação nada feito.
Divirtam-se!

No tempo da outra senhora era assim...

A maior parte de nós não teve oportunidade de viver nos tempos do Senhor Salazar onde a vida, dita ... dura, era completamente diferente do que é hoje.
Portugal era um país fechado em si mesmo e nas colónias. Ficámos muitos anos aquém do desenvolvimento que se pretendia razoável, e com toda a certeza que ainda hoje pagamos essa factura, continuamos e continuaremos mais alguns anos na cauda da Europa (já não bastava estarmos cá na ponta).
Contudo algo de bom sobrou das lembranças do tal Senhor Salazar, numa recente votação da RTP (em 2007 me parece) para a figura portuguesa do século, quem ganhou? Pois, ganhou o ditador e estadista.

Vou ser sincero, nutro uma especial admiração por todos os ditadores. Não pelo que efectivamente fizeram, mas pela forma como o conseguiram. Eram todos de facto pessoas extremamente inteligentes, ambiciosas, estrategas, manipuladoras e dotados de uma mente fabulosa para montar planos de controle. Adolf Hitler em criança já planeava um dia vir a dominar o mundo... o que é impressionante é que mais um pouco e conseguia.

Frases geniais

Clica na imagem

A vida deveria terminar com um orgasmo!

Charles Chaplin

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Auto-estima

Cábulas dos Políticos

Para quem quiser aprender as manhosices da dita demagogia!
(Cliquem na imagem!)

Depressão Lusitana!

Portugal e Espanha, embora juntos eternamente no plano físico nesta bela Península Ibérica, nunca se perfilaram com as mesmas características de atitude, de dinâmica, de viver.
Nós cultivamos a saudade, cantamos o fado, vamos rezar a Fátima, somos uns pessimistas e coitadinhos que estamos sempre a dizer mal de nós próprios, sempre com a confiança em baixo, enfim...
Eles bailam, pulam, cantam "Viva La España, España es la mejor!", traduzem tudo, são nacionalistas, andam de cabeça levantada, estão sempre um passo à nossa frente exactamente pela sua alegria!
Volto agora depois de 8 dias e 7 noites de "vacaciones" na terra de nuestros hermanos. Pelo segundo verão consecutivo. E que bem!
Saudades...não tinha. Tenho agora mas dos dias que lá passei.
Praias como Valdelagrana, Conil ou Chipiona. Discotecas como "La Pontona" em Puerto de Santa Maria ou"Pantalán" em Puerto Sherry minimizam o que o Algarve tem de melhor.
E a forma como o turista é recebido no sul de Espanha... de braços bem abertos. Com simpatia, altivez, de sorriso. E se há coisa que contagia é quando existe um bom relacionamento humano.
Volto a afirmar que me sinto mais querido e bem recebido pelos espanhóis do que no sul de portugal, onde qualquer dia sou obrigado a falar inglês ou pelo menos percebê-lo bem, até para escolher um simples menu num restaurante.
Trago comigo las ganas de vivir e voy siguindo esperando hasta al año que vien para volver a ser feliz en España!

Curiosidades

  • Apenas uma pessoa em cada 2 bilhões viverá mais de 116 anos.
  • Se gritares durante 8 anos, 7 meses e 6 dias, a energia libertada é igual à necessária para aquecer uma chávena de café.
  • O coração bombeia o sangue com uma pressão suficiente para esguichar o sangue a uma altura de 9 metros.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

De volta das férias...

De volta a casa, a Beja, a Portugal.
Depois de oito dias em Espanha, ainda não tinha nem um pouco de saudades de voltar.
Curiosamente até é uma palavra que nem tem tradução no castelhano...
Acho que era capaz de me habituar à vida de turista e cá por mim... só voltava lá pelo Natal!

Amá-la ou Amar-te?

Amar é....
O marido, ao chegar a casa, no final da noite, diz à mulher que já estava deitada:
- Querida, eu quero amá-la.
A mulher, que estava a dormir, com a voz embolada, responde:
- A mala... ah não sei onde está! Usa a mochila que está no roupeiro do quarto de visitas.
- Não é isso querida, hoje vou amar-te.
- Por mim, podes ir até Júpiter, até Saturno e até à puta que te pariu, desde que me deixes dormir em paz...

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Vou de Férias!

Passados alguns meses eis que me volta a vontade de escrever algumas linhas neste recôndito espaço cibernético!
Pois bem, chegou a altura de passar uns dias de férias, em absoluto repouso nas belas praias do sul de Espanha.
Coisa boa poder desfrutar de alguns prazeres da vida, sentir a brisa fresca, a água salgada, pés cheios de areia tipo croquete. É já amanhã! :D
Férias em Espanha é uma excelente alternativa ao nosso Algarve.
Mais em conta, menos gente conhecida, águas mais quentes, conhecer novos lugares, enfim há muitas vantagens que nem vale a pena enumerar.
Por esta altura o sul do nosso país enche-se de festas elitistas, toda a gente famosa seja lá por que for ruma a Vilamoura, Portimão ou Manta Rota e aqui d'El Rei festejam o calor à sua maneira. É bonito. Mas se o mais indiferenciado plebeu como eu, mesmo vestido a rigor vai disposto a gastar uns cobres nestes espaços, divertir-se, dançar, confraternizar... tem que esperar um sem fim de tempo na fila sem saber se vai mesmo conseguir entrar. Epa isso irrita. Ser constantemente ultrapassado enquanto espero é uma falta de respeito.
Pelo contrário no sul de Espanha qualquer português é turista, logo é respeitado, para que no próximo verão volte. E é esse sentimento de hospitalidade que no Algarve, para o comum português, vai faltando. Sendo assim "ala que se faz tarde!"
Volto para a semana e depois conto-vos como foi!